sábado, 2 de outubro de 2010

Não basta ser gladiador, tem que ter o poder de superação

     Quem não lembra do Kléber, o gladiador,  do Cruzeiro? Pois eu venho aqui pra isso. Kléber, o dono das bolas azuis (e verdes); O dono dos maiores gritos cruzeirenses; o dono dos maiores amores platônicos de Minas Gerais - falo isso porque sei, ein -  e quem sabe... do Palmeiras?  Kléber. 


        Um jogador diferente. Jogador quente, se é que me entendem.



     Mas esperem...  Se voltarmos para o parágrafo acima, poderei colocar uma coisa que todos sabem muito bem sobre o Kléber. Dono dos cartões amarelos (e vermelhos) do Mineirão? Sim, do Mineirão. Por que desde que voltou para o Palmeiras, ele resolveu parar para pensar em seu comportamento. E cá estamos de volta, leitores. KLÉBER É UM JOGADOR ESQUENTADO, como diriam os pernambucanos.


      Em uma entrevista para o globoesporte.com, Kléber disse que desde pequeno não gostava de perder. Seja em futebol, cartas ou bola de gudes. Não gostava de perder nem uma pipa. Ele arrumava confusão em tudo, e em algumas situações chegava até a chorar. Odiava quando tiravam sarro da sua cara quando ele perdia. E talvez, pela visão do atleta, esse seja o motivo de todo esse seu temperamento. Sua infância reflete nos campos hoje. Ou refletia no Cruzeiro, já que hoje, no Palmeiras, ele se tornou outro jogador. 
    
    Diz se sentir confiante quando abraça Luís Felipe Scolari, seu atual treinador, aquele que lhe deu total confiança e até a braçadeira de capitão, novidade em seu currículo. Diz que hoje pensa  na equipe antes de sair discutindo com outros jogadores em campo, e diz também que essa mudança só chegou até esse ponto pois tem um sonho. Chegar à Seleção Brasileira. 


    Creio que isso não gere um frisson em quem está lendo isso agora, porque é exatamente isso que se espera de jogadores no geral, certo? Que queiram, um dia, jogar na Seleção, defender sua nação. Mas claro, não há lugar para todos, e até eles mesmos sabem disso. Portanto, sonhar não é o suficiente. Precisa-se de determinação, e isso Kléber vem mostrando a cada jogo do Palmeiras, vem mostrando que pode, e que Mano Menezes tem muitos motivos para lhe dar uma chance. Um deles, com certeza, é a superação. 

     Vem mostrando que ele não é mais AQUELE gladiador do Cruzeiro, mas que ainda pode ser um. No Palmeiras. E enquanto isso, nós torcemos para que Mano Menezes o enxergue. E que Neymar o tome como exemplo.